Master Neuromarketing 4.0

Cartaz-Master-Neuro-2

Estações de Aprendizagem : Prática Simulada : Exploração de Casos

Módulos de 12h com 4h de componente prática

Relacionar-se com o cliente e por consequência vender é cada vez mais complexo e exigente, “os consumidores estão melhores informados; a concorrência é cada vez mais competente; os ciclos de venda tendem a prolongar-se e existente uma forte tendência para a resistência às técnicas de marketing ditas tradicionais por parte dos consumidores”.

Ao longo de várias décadas, as metodologias de estudos de mercado visavam explicar e prever a eficácia de campanhas publicitárias, sendo que as técnicas convencionais falharam, sendo fundamental alterar o paradigma que apontam para as emoções, que surgem como fortes mediadores de como os consumidores processam as mensagens, compreensão e modelagem de respostas cognitivas.

Para se abordar as emoções e a sua consequente influencia na dimensão do consumo, é fulcral considerar assim o estudo do cérebro e da neurociência, sendo essa caracterizada como sendo uma disciplina que está enquadrada nas ciências cognitivas com aspirações em responder empiricamente a questões epistemológicas numa perspectiva contemporânea, graças ao estudo da estrutura do cérebro, da função do sistema nervoso e das suas relações mentais e comportamentais.

Percebemos que a neurociência encaminha para diretrizes que apontam que é apenas através da comunicação direta com o cérebro dos consumidores, aliado à capacidade de compreensão da linguagem do cérebro, desses mesmos consumidores, que se torna possível aumentar a eficácia da comunicação e das forças comerciais de uma entidade/marca, que por sua vez irá consolidar a notoriedade, aumentar o mediatismo, e permitir uma maximização da probabilidades de venda de um produto ou uma ideia (Morin & Renvoisé, 2009).

A Neurociência surge como um elemento de estudo científico do sistema nervoso que, aliada a outras áreas numa lógica interdisciplinar como a educação, química, engenharia, antropologia, ou ainda economia, pode oferecer drivers de elevado valor acerca do comportamento do consumidor.

É em 2004, que é publicado o primeiro grande estudo em neuromarketing “Neural Correlates of Behavioral Preference for Culturally Familiar Drinks”, que apresenta a experiência com uma ressonância magnética functional, através da qual foram analisadas as reações dos consumidores a duas das mais importantes marcas de refrigerantes, a Coca-Cola e a Pepsi.

O mercado mundial da neurociência aplicada ao consumo cresce ano após ano, com cada vez mais agências dedicadas, profissionais especializados, novas ferramentas surgem nos quatro continentes, e com players cada mais sensíveis às potencialidades da Neurociência Aplicada nos seus produtos, serviços, comunicação ou até meios.

Com este Master pretendemos que todos os envolvidos ganhem uma visão holística sobre o conceito, práticas, estudos e potencialidades, daí a preocupação com temas graduais, diversos e com muitos cases reais desenvolvidos.

De uma forma geral, o Master em Neurociência do Consumo persegue como ideal a capacitação de uma nova geração de profissionais do consumo e das áreas adjacentes que possuam competências e capacidades para trabalhar as diversas componentes que pertencem à esfera do consumo (comunicação e publicidade, marcas, embalagens, logótipos, espaços de consumo, websites, produtos e serviços, vendas, entre outros) através de uma base científica, capazes de perceber o consumidor (o elo central de enredo envolvido no consumo) na sua plenitude, pesquisando as origens do seu comportamento, das suas ações, pensamentos, reações, atitudes, decisões, necessidades e desejos, ou seja, o cérebro e o corpo humano.

Objetivos Específicos

No final do Master os seguintes objetivos deverão ser alcançados por parte dos participantes:

  • OE1 – Identificar noções de neuroanatomia e neurofisiologia do cérebro humano de forma a atingir um nível básico/médio;
  • OE2 – Aprender a identificar e mensurar respostas fisiológicas e neuronais através da realização de pesquisa aplicada à neurociência do consumidor com meios tecnológicos (Eyetracking, EEG, resposta galvânica da pele, entre outros);
  • OE3 – Assimilar ferramentas teóricas e práticas da amplitude de aplicação do neuromarketing e identificar a sua aplicabilidade;
  • OE4 – Dotar os formandos de conhecimentos na área das neurociências aplicadas ao consumo, convertendo esse conhecimento em insights práticos aplicáveis na atividade profissional;
  • OE5 – Auxiliar na compreensão do comportamento de compra dos consumidores e respetivos processos de tomada de decisão inerentes sob a perspetiva das neurociências;
  • OE6 – Elaborar estratégias de estimulação com base no reconhecimento de estruturas neuronais e respetivo funcionamento;
  • OE7 – Perceber os princípios científicos subjacentes à aplicação das neurociências aplicadas ao marketing e ao consumo;
  • OE8 – Interiorizar as normas éticas que envolvem a prática de neuromarketing, tanto a nível comercial como a nível académico.

Metodologia do Master

Norteamos conteúdos, professores e metodologia segundo o ideal da capacitação de uma nova geração de profissionais do consumo e das áreas adjacentes que possuam competências e capacidades para trabalhar as diversas componentes que pertencem à esfera do consumo (comunicação e publicidade, marcas, embalagens, logótipos, espaços de consumo, websites, produtos e serviços, vendas, entre outros) através de uma base científica, capazes de perceber o consumidor (o elo central de enredo envolvido no consumo) na sua plenitude, pesquisando as origens do seu comportamento, das suas ações, pensamentos, reações, atitudes, decisões, necessidades e desejos, ou seja, o cérebro e o corpo humano.

O corpo docente presente, em prol da sua amplitude de especialização, apresenta-se como uma mais valia para os participantes, permitindo um contacto com profissionais de referência nacionais e internacionais.

Procuramos capacitar os profissionais na sua atuação, com foco nos processos psicológicos, nos níveis comportamentais, neurais e cognitivos relacionando-os com a relação com o consumidor.

Um percurso que será marcado pela exploração de conceitos, trocas de experiências e análises críticas acerca dos temas.

O programa adotará uma metodologia ativa, partindo da exploração de situações reais e aplicando exercícios práticos e simulações, aos contextos vivenciados pelos participantes.

Simultaneamente também será aplicado o método expositivo caracterizado por um componente híbrido entre a teórica e a desconstrução de casos práticos. A ideia será privilegiar o componente prático, permitindo a observação dos equipamentos em funcionamento em laboratório para que se possam aferir as potencialidades dos equipamentos e das tecnologias.

Privilegia-se a prática de Estações de Aprendizagem em sala, e a técnica Pomodoro de modo a manter níveis de interesse e motivação dos alunos. As dinâmicas e os recursos para a realização de Role Playing serão diversos e preocupação de todos, desde Legos, Playmobil, Plasticina, entre outros marcarão presença assídua nas sessões.

Com a vinda dos professores do ICN Agency serão apresentados e debatidos Casos Reais de Investigação da agência, de setores como a banca, retalho, café, entre outros.

Visa-se uma aplicação de pelo menos 4horas em cada módulo de componente prática ou de simulação de acordo com a temática do módulo, designada de NeuroLab.

Cada módulo tem um Plano de Sessão definido, onde surgem conteúdos, estudos de caso, técnicas, componente prática (sugestões de atividades) e ainda competências a serem desenvolvidas pelo aluno.

O curso de especialização destina-se:

  • Consultores estratégicos em B2B e B2C.
  • Designers publicitários e industriais.
  • Especialistas em publicidade e comunicação.
  • Webdesigners e agências de meios/comunicação.
  • Diretors, administradores e gestores de marketing.

Critérios de Seleção

  1. Os candidatos que preencham as condições de acesso serão analisados segundo:
    1. Currículo académico;
    2. Currículo profissional.
  1. Poderão ser efetuadas entrevistas aos candidatos, ou solicitado mais informações quando necessário.

Saídas Profissionais

  • Analista de Mercado;
  • Técnico de Marketing, Técnico de Media;
  • Técnico de Publicidade;
  • Técnico de Relações Públicas;
  • Técnico de Vendas;
  • Gestor de Marca e de Loja;
  • Técnico de Promoção e Merchandising;
  • Investigador.

A inscrição no Master Course atribui:

  • 4 livros da Editora PsicoSoma no valor de 100€ sobre as temáticas do master;
  • Acesso às aulas presenciais com docentes especializados;
  • Kit de Formação PsicoSoma (NoteBook, Caneta, Bloco de folhas);
  • Acesso à Plataforma ELearning PsicoSoma;
  • Kit de Artigos Científicos e Documentários inerentes aos conteúdos da formação;
  • 1 Certificado de Participação PsicoSoma validado pela SIGO.
  • Participação Grátis no “Neuromarketing & Consumer Neuroscience Congress” a realizar em Portugal em 2020, no valor de 99€;
  • Founder Membership GRÁTIS (1 ano) na Consumer Applied Neuroscience Society.

Composição do Master Course Neuromarketing

190horas no total

Cada um dos módulos de aprendizagem, composto cada um por:

  • 12h Presenciais em Sala (Sexta 19h-23h e Sábado 9h-18h), com 4horas práticas obrigatórias
  • 8h Auto-Formação (vídeos, artigos, livros, manuais e exercícios)

Módulo Bootcamp – Dia dedicado a compreender o que são tendências de comportamento e de negócio, como identificar e influencias. Projeção e mente inovadora e criativa para a criação de produtos.

Módulo Tutoria/Apoio – Sessão totalmente dedicada ao apoio no desenvolvimento dos trabalhos finais.

Módulo Apresentação Trabalhos e Avaliação Final – Sessão dedicada à apresentação dos trabalhos e avaliação final escrita.

Atividades Online – Sessões para esclarecimento de dúvidas, reforço de conteúdo e apresentação de dois conceitos interligados à Pós-Graduação.

Atividades Extra Curriculares – Atividades definidas como complementares e de interesse anexo aos conteúdos e alunos.

*Estas atividades e horas não são contabilizadas para o volume total de horas finais da pós-graduação.

1. Introdução às Neurociências Aplicadas ao Consumo: Ser Comportamental

  1. A História da Neurociência até ao Neuromarketing
  2. O Conceito e Amplitude de Neuromarketing
  3. Princípios de Biologia – Microbiologia e Genética
  4. Neurobiologia Básica dos Processos de Tomada de Decisão
  5. Neurotransmissores e hormonas
  6. Estruturas e Sistemas do Corpo Humano
  7. Cérebro Humano: Anatomia, Fisiologia, Estruturas Básicas e suas funções
  8. Factores biológicos e fisiológicos no comportamento humano em consumo
  9. Importância da Neurofisiologia e Neuroanatonomia para o Consumo
  10. NeuroLab
    1. Os 5 Mitos do Cérebro
    2. Mapear as Emoções
    3. Homens e Mulheres, cérebros diferentes?

2. Estimulação Neurosensorial, Emoção e Cognição

  1. Os 33 Sistemas Sensoriais: Pensar pelos recetores
  2. Microexpressões e pistas de acesso ocular: Softwares e Instrumentos
  3. O Modelo de Investigação ICN Agency©
  4. NeuroBrandBuilder© – Como avaliar dimensões das marcas
  5. Os sistemas sensoriais geradores de emoções
  6. As emoções – Perspectiva Histórica até à Hipótese do Marcador Somático
  7. Cognição Social: A Teoria da Mente, Empatia e Neurónios Espelho
  8. Bases Emocionais do Comportamento do Consumo e “Gatilhos” emocionais
  9. Neurotransmissores que decidem: Como estimular seletivamente
  10. NeuroLab
    1. Escalas BIS/BAS e BMS
    2. PANAS e outras Escalas
    3. Outras escalas e softwares de avaliação de massas
    4. A técnica Tracing, Shop Along e Cliente Mistério e como avaliar in Store
    5. Observação em espaço real de consumo
    6. Criação de Insights com os dados recolhidos
    7. Integração de Dados Implícitos e Explícitos

3. Estudos, Paradigmas e Equipamentos de Investigação em Neurociência Aplicada

  1. Métodos de Investigação em Neurociência Aplicada
  2. Como criar um paradigma de investigação de emoções e desenho experimental
  3. Psicofisiologia periférica e estados emocionais (introdução à EDA, RC, ECG e fEMG)
  4. Electrofisiologia cognitiva: estudos de EEG e ERP e suas potenciais aplicação ao estudo da emoção e processos de tomada de decisão
  5. Electrofisiologia e processos mentais: estimação de estados cognitivos utilizando o EEG: método, aplicações e limitações
  6. Técnicas comportamentais implícitas
  7. NeuroLab
    1. Desenho de protocolos de estudo
    2. EEG e Eye Tracking
    3. Testes Neuropsicológicos e Escalas
    4. Eletromiografia facial, Atividade Eletrodérmica, Eletrocardiograma

4. Neurociências Aplicadas ao Marketing Mix

  1. Neuro Segmentação e Psicogra a (dos gêneros aos hormônios)
  2. Posicionamento de marcas na mente do consumidor – Efeito de Priming
  3. Neuro Branding: As lovemarks e agregação valor emocional
  4. Produto e Serviço à luz da Neurociência Aplicada
  5. Preço e sua estratégia com Neurociência Aplicada
  6. Distribuir como emoção, pontos de contacto pensados para as emoções
  7. Comunicação pela via da emoção e experiência
  8. NeuroICN Index, como medir os níveis de integração de Neurociência na marca
  9. NeuroLab
    1. Prospect Theory nas marcas
    2. O custo ZERO e efeito PLACEBO
    3. Endowment Effect
    4. Efeito IKEA e Escolha Intertemporal
    5. A Isca e o efeito de Comparação
    6. Calibração de preços com neurociência e a Lei dos Pequenos Números
    7. Sensibilidade a preços e disposição para pagar: Price Sensitivity Meter
    8. Práticas de economia comportamental para a Comunicação

5. Bootcamp – Tendências, Inovação e Criatividade

  1. As Bases Neurocientíficas da Criatividade
  2. Criatividade e Ideation – como estimular a criatividade
  3. Design Thinking – das ideias aos produtos e serviços
  4. MegaTrends, Tendências Comportamentais, Tendências de Negócio
  5. Fontes de Tendências, Pesquisa de Tendências e Relatórios de Tendências
  6. A relação Tendências e Neurociência, o que ligar!
  7. NeuroLab
    1. Criação de um Produto para o Futuro
    2. Coolhunting de Comportamentos e Negócios na cidade

6. Neurociência na Gestão Estratégica e Tomada de Decisão

  1. Neurociência Cognitiva Aplicada na Gestão Estratégica e B2B
  2. As pessoas da organização (Personalidades de Meyer-Brigs e Eneagrama)
  3. O colaborador e a sua postura: Avaliação de expressões faciais e posturas
  4. Domínio emocional na prática profissional e em equipa
  5. NeuroLiderança e a lei de Yerkes-Dodson
  6. Neurobiologia da Tomada de Decisão
  7. Decisões em Contexto de Consumo e Investimento de Risco
  8. A Genética das Decisões de Risco & A NeuroVenda: O caso da Salesbrain
  9. Memória e Hábito – A teoria do “Loop do hábito”
  10. Neuronegociação e Sistemas de Recompensa e a Motivação
  11. NeuroLab
    1. Decisões de risco – dicas para decisões de sucesso empresarial
    2. NeuroNegociação – role playing
    3. Técnicas de NeuroCoaching e PNL aplicadas às vendas

7. Simulação de Estudo em Neurociência Aplicada ao Consumo

  1. Apresentação do Briefing para o estudo
  2. Identificação da Dor do cliente
  3. Mapa Geral da Solução a apresentar – Proposta
  4. NeuroLab
    1. Construção do Paradigma de Investigação
    2. Seleção de Escalas e de Estímulos
    3. Simulação de Roteiro de tempo e espaço
    4. Simulação de estudo com recurso a EEG, Eye Tracking, EDA, Reconhecimento Facial…)
    5. Simulação de Focus Group Emocional
    6. Recolha de Dados
    7. Traçar Insights 

8. Neurociência Apicada ao Design, Arquitectura e Packaging

  1. NeuroDesign (cores e formas, Lei de Weber-Fechner)
  2. Design de espaços de consumo neurosensoriais
  3. Circuitos de compra e disposição de lojas: Labirintos de Morris VS IKEA
  4. Neurociência ao serviço do espaço de consumo: EEG, Eye Tracking e Psicofisiologia Periférica e Escalas
  5. Inovação e Tecnologia ao serviço dos espaços de consumo
  6. Design e Arquitetura para a Felicidade dos Territórios
  7. Como pode o cidadão ser envolvido emocionalmente – NeuroCities
  8. NeuroPackaging
  9. Estudos mundiais de formas e estimulação sensorial
  10. NeuroLab
    1. Criação de um NeuroEspaço de Vendas
    2. Criação de um NeuroPackaging

9. Neurociência na Comunicação, Publicidade e Web

  1. Semiótica e Comunicação: Como interpreta o cérebro o que se comunica
  2. A Neurociência e a Comunicação
  3. Técnicas de comunicação com neurociência
  4. Publicidade Cognitiva vs Publicidade Afectiva: Pensar Depressa e Devagar
  5. A Economia Comportamental ao serviço da Publicidade
  6. NeuroWebDesign
  7. Princípios do NeuroWebDesign
  8. Organização de Layouts com Neurociência
  9. Lojas eCommerce com Neurociência
  10. Métricas de comportamento na web & social media
  11. NeuroLab
  12. Criação de uma Campanha de Comunicação assente na Experiência
  13. Criação de um Site com Neurociência e Economia Comportamental

10. Tutoria/Apoio ao Desenvolvimento do NeuroPitch

  1. Sessão totalmente dedicada ao apoio no desenvolvimento dos trabalhos finais.
  2. Apoio em grupo.
  3. Apoio individual.

11. Apresentação Trabalhos e Avaliação Final

  1. Sessão dedicada à apresentação dos trabalhos de cada um, perante um júri composto por vários jurados.
  2. Cada sessão de apresentação será gravada em formato vídeo.
  3. Realização individual da avaliação final escrita do Master Course.
  4. Fecho do Master Course.

Programa Master Course Neuromarketing[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_accordion][/vc_column][/vc_row]

INSCREVA-SE NO CURSO

RESERVE A SUA INSCRIÇÃO SEM COMPROMISSO

Back to top