By: Anne Trafton | MIT News Office | Gut-brain connection signals worms to alter behavior while eating | MIT News – Neuroscience
ler mais
A serotonina representa um papel importante no sistema nervoso central como neurotransmissor na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono ou ainda apetite, e nesta quadra natalícia, faz todo o sentido J.
A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, uma espécie de mensageiro que transmite sinais a partir do cérebro para outras áreas do nosso corpo. A serotonina é fabricada no cérebro, mas, a serotonina encontra-se abundantemente no trato gastrointestinal (aproximadamente 90%) e o seu local de armazenamento principal são as plaquetas na circulação sanguínea.
Podemos “regular” a Serotonina de várias formas, pelo exercício físico, com a exposição à luz solar, prazer e alegria, ou ainda pela dieta alimentar.
Assim, deixamos a dica: ofereça serotonina este Natal, ofereça chocolate preto (mais de 70% de cacau). O chocolate é fonte de triptofano, este aminoácido é precursor da serotonina, responsável pelo prazer. Além disso, possui neurotransmissores que estão relacionados com o relaxamento e redução da ansiedade.
Todos esses benefícios ocorrem porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau que é rico em flavonoides. Esta substância é um poderoso antioxidante e proporciona todos esses pontos positivos para a saúde.
Feliz Natal!
By: David Orenstein | Picower Institute for Learning and Memory | Real-time readouts of thinking in rats | MIT News – Neuroscience
ler mais
By: Anne Trafton | MIT News Office | Mapping the brain, cell by cell | MIT News – Neuroscience
ler mais
FOBO
Fear Of Better Options, ou em português Medo de Melhor Opção.
É a dinâmica e sensação de perder algumas opções – potencialmente melhores – em resultado de uma escolha equivocada.
Artigo ICN no site “FOBO, a razão pela não escolha”

Dor física = Dor social
O que é o Efeito Halo?
O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros fatores importantes, contaminando o resultado global.
Princípios de Neuromarketing: Neurociência Cognitiva aplicada ao Consumo, Espaços e Design
1908 – Criação do 1º Eye Tracker
Em 1908, Edmund Huey construiu um dispositivo que poderia rastrear o movimento dos olhos durante o processo de leitura. Este primeiro rastreador ocular foi intrusivo, os leitores tinham que usar um tipo de lente de contato com uma pequena abertura para a pupila. A lente foi anexada a um ponteiro que mudava a sua posição seguindo os movimentos dos olhos. Huey publicou as descobertas no livro The Psychology and Pedagogy of Reading.
NeuroCity
Interliga a neurociência aplicada às cidades, às emoções sociais coletivas e ao comportamento urbano. São desenhadas de modo a estimular áreas neurobiológicas do cidadão visando a promoção do bem-estar, prazer e felicidade.
A nossa estratégia de Place Branding segue a essa promessa.
Platonicidade
O ser humano sofre por norma de “Platonicidade”, ou seja, acredita saber e perceber mais sobre as coisas, do que na realidade sabe e percebe… e por norma centra-se naquilo que faz sentido para ele e não para a realidade em si: o empirismo ingénuo.
Nassim Nicholas Taleb