Arquivos Mensais :

Dezembro 2018

Gut-brain connection signals worms to alter behavior while eating

Gut-brain connection signals worms to alter behavior while eating 150 150 icnagency

By: Anne Trafton | MIT News Office | Gut-brain connection signals worms to alter behavior while eating | MIT News – Neuroscience
ler mais

Ofereça Serotonina este Natal

Ofereça Serotonina este Natal 1400 1980 Julien Diogo

A serotonina representa um papel importante no sistema nervoso central como neurotransmissor na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono ou ainda apetite, e nesta quadra natalícia, faz todo o sentido J.

A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, uma espécie de mensageiro que transmite sinais a partir do cérebro para outras áreas do nosso corpo. A serotonina é fabricada no cérebro, mas, a serotonina encontra-se abundantemente no trato gastrointestinal (aproximadamente 90%) e o seu local de armazenamento principal são as plaquetas na circulação sanguínea.

Podemos “regular” a Serotonina de várias formas, pelo exercício físico, com a exposição à luz solar, prazer e alegria, ou ainda pela dieta alimentar.

Assim, deixamos a dica: ofereça serotonina este Natal, ofereça chocolate preto (mais de 70% de cacau). O chocolate é fonte de triptofano, este aminoácido é precursor da serotonina, responsável pelo prazer. Além disso, possui neurotransmissores que estão relacionados com o relaxamento e redução da ansiedade.

Todos esses benefícios ocorrem porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau que é rico em flavonoides. Esta substância é um poderoso antioxidante e proporciona todos esses pontos positivos para a saúde.

Feliz Natal!

Real-time readouts of thinking in rats

Real-time readouts of thinking in rats 150 150 icnagency

By: David Orenstein | Picower Institute for Learning and Memory | Real-time readouts of thinking in rats | MIT News – Neuroscience
ler mais

Mapping the brain, cell by cell

Mapping the brain, cell by cell 150 150 icnagency

By: Anne Trafton | MIT News Office | Mapping the brain, cell by cell | MIT News – Neuroscience
ler mais

EfeitoManada

Efeito Manada

Efeito Manada 1587 2245 Julien Diogo

EfeitoManada

FOBO

FOBO 1400 1980 Julien Diogo

FOBO

Fear Of Better Options, ou em português Medo de Melhor Opção.

É a dinâmica e sensação de perder algumas opções – potencialmente melhores – em resultado de uma escolha equivocada.

Artigo ICN no site “FOBO, a razão pela não escolha”

Dor física = Dor Social

Dor Física vs Dor Social

Dor Física vs Dor Social 1400 1980 Julien Diogo
Dor física = Dor social

Dor física = Dor social

Efeito Halo

Efeito Halo 1400 1980 Julien Diogo

O que é o Efeito Halo?

O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros fatores importantes, contaminando o resultado global.

Princípios de Neuromarketing: Neurociência Cognitiva aplicada ao Consumo, Espaços e Design

Criação primeiro Eye Tracker

Criação primeiro Eye Tracker 1400 1980 Julien Diogo

1908 – Criação do 1º Eye Tracker

Em 1908, Edmund Huey construiu um dispositivo que poderia rastrear o movimento dos olhos durante o processo de leitura. Este primeiro rastreador ocular foi intrusivo, os leitores tinham que usar um tipo de lente de contato com uma pequena abertura para a pupila. A lente foi anexada a um ponteiro que mudava a sua posição seguindo os movimentos dos olhos. Huey publicou as descobertas no livro The Psychology and Pedagogy of Reading.

Futuro

Analfabetos do futuro

Analfabetos do futuro 1587 2245 Julien Diogo

Futuro

NeuroCity

NeuroCity 1400 1980 Julien Diogo

NeuroCity

Interliga a neurociência aplicada às cidades, às emoções sociais coletivas e ao comportamento urbano.  São desenhadas de modo a estimular áreas neurobiológicas do cidadão visando a promoção do bem-estar, prazer e felicidade.

A nossa estratégia de Place Branding segue a essa promessa.

Platonicidade

Platonicidade 1400 1980 Julien Diogo

Platonicidade

O ser humano sofre por norma de “Platonicidade”, ou seja, acredita saber e perceber mais sobre as coisas, do que na realidade sabe e percebe… e por norma centra-se naquilo que faz sentido para ele e não para a realidade em si: o empirismo ingénuo.

Nassim Nicholas Taleb

Back to top